Casamento realizado pela manhã

Casamento realizado pela manhã

Uma das principais decisões dos noivos deve ser o horário no qual acontecerá o casamento. É a partir desta decisão, que acontecerá a escolha do local, decoração, cardápio, traje dos noivos, padrinhos e convidados. 

O casamento realizado pela manhã é informal, o que não significa que os convidados possam comparecer de bermuda e camiseta, simplesmente é um horário que permite apenas, menos luxo e brilhos. 

Os lugares mais procurados para esse tipo de evento são os buffets, que ofereçam área ao ar livre, chácaras, sítios, clubes de campo e até a praia (leia Planejando um casamento e recepção casual). Por acontecerem ao ar livre, deve ser levada em consideração a época do ano a ser realizado. 

A decoração já tem o cenário como coadjuvante, ou seja, a luz natural, o verde das plantas e o colorido das flores. Por este motivo, os arranjos naturais são escolhidos deixando o local harmonioso para a recepção dos convidados. 

O cardápio da recepção dependerá por quanto tempo o local foi contratado. Existem casais que desejam que a festa comece pela manhã – entre as 9 e 10 horas – e se estenda até o final da tarde. Outros optam em realizar o casamento após as 11 horas da manhã. 

Se a escolha for por uma recepção mais longa, o certo é servir um leve “brunch” e após a cerimônia é servido o almoço com saladas e refeições leves. Ao final será servido o famoso bolo do casamento. 

Para recepções menores apenas o “brunch” com diversidades de pães, frios, queijos e petit four acompanhados de leite, café, chocolate e sucos naturais é uma ótima escolha, e ao final é servido o bolo dos noivos e docinhos. 

Vantagens do casamento pela manhã

-   As fotos e filmagens tendem a ficar mais bonitas devido à luz natural ser mais intensa.

-   Igrejas costumam ter mais horários livres para casamentos no horário da manhã. Assim como os outros lugares procurados.

-   Os convidados podem aproveitar por mais tempo a liberdade que um local aberto oferece. 

Desvantagens do casamento pela manhã

-   A noiva terá que acordar bem mais cedo para se preparar calmamente para o horário da cerimônia.

-   Caso aconteça algum imprevisto, pode ser bem mais complicado resolver. 

O traje dos noivos deve estar de acordo com o horário. Ou seja, a noiva deve optar por tecidos leves, sem brilhos e bordados. Os modelos de alcinha, tomara-que-caia ou um ombro só são os mais procurados. A cor branca é a escolhida na maioria das vezes sendo os florais ou pintados à mão apenas para as noivas que gostam de exclusividade. 

Para os noivos a opção continua sendo o terno e gravata, o diferencial está na escolha da cor. Cores claras podem ser usadas desde que estejam em harmonia com os sapatos clássicos, cinto e a cor das meias. 

Os convidados devem ser avisados no convite, sobre o traje a ser usado. Neste caso, o esporte social. Os homens podem vestir calça social, camisa e sapato. Já para as mulheres vestidos florais, estampas delicadas e cores claras ficam perfeitos, o comprimento dos vestidos deve ser, no máximo, de até um palmo acima do joelho. Brilhos, pedrarias e rasteirinhas não são bem vindos.