Casamentos indianos e o significado…

Casamentos indianos e o significado de suas cores

A Índia é um país de muitas tradições e com uma cultura riquíssima. Descrever um casamento indiano em um pequeno texto seria uma pretensão.  Por este motivo, neste texto, falaremos apenas das diferentes cores que são usadas nos casamentos dependendo da região em que se encontram os noivos. 

Um casamento indiano possui características bem diferentes de um casamento considerado "tradicional" aqui no Brasil, a começar pelos vários dias – entre 3 a 7 dias - de preparativos, rituais, e a festa com muita música e alegria. 

Dependendo da região da Índia em que o casamento acontece, existem práticas diferentes para a cerimônia. A cor escolhida pela noiva para ser usada durante a celebração é uma delas. O Sari (traje típico com uma longa peça de pano que envolve e cobre todo o corpo. São utilizados cerca de 6 metros de tecido) ou vestido pode ser muito colorido, de uma única cor, ou simplesmente branco, semelhante aos vestidos usados para casamentos nas sociedades ocidentais. 

VERMELHO

No norte da Índia, noivas usam os tracionais Saris vermelho devido ao seu simbolismo. A cor vermelha simboliza o sangue, que na cultura indiana, é atribuído à emoção e a fertilidade, amplamente pensado para ser associado com o coração e circulação sanguínea. 

Os Saris variam muito, embora todos permaneçam fiéis ao tom vermelho escuro. Alguns modelos são apresentados em duas peças revelando a barriga da noiva e outros são peças únicas, vermelho de material frisado, envolto ao corpo com a intenção de cobri-lo. Em alguns modelos o Sari também envolve um dos braços.

A jóia mais utilizada que acompanha a cor dos trajes é o ouro, que também demonstra a riqueza e beleza. 

AMARELO OURO

Em Bihar e Uttar Pradesh a vestimenta não é mais chamada de Sari e sim de Piri. Nestas regiões as mulheres usam o amarelo ouro, sendo o tom dourado associado à safra e ao trigo, dois aspectos importantes da nação que simbolizam a prosperidade. 

A avó da noiva é quem entrega o Piri a neta no dia do casamento. Com cores e estilos variados, a vestimenta é rica de muitos detalhes como em todos os trajes tracionais indianos.

VERDE

Em Maharashtra, as mulheres seguem a antiga tradição e usam sari verde no tão esperado dia. Os tecidos são soltos, ricos em detalhes e possuem uma borda vermelho brilhante. 

Considerada o símbolo de fertilidade e prosperidade, a cor verde é propícia para a cerimônia de casamento. Vários destes saris, muitas vezes, também possuem detalhes em amarelo, ouro e branco. Eles são muito bonitos podendo ter até uma leve transparência. 

BRANCO

Embora muitos de nós acreditemos erroneamente que todas as vestimentas de casamentos indianos são de cores quentes e vivas, isso nem sempre é regra.

Enquanto certas partes do país vê o branco como sinal de luto, existem regiões que usam na celebração do casamento. 

O sari branco é semelhante ao estilo de saris utilizados em outras partes do país, acompanhado com uma distinta. Podem ainda, apresentar outras cores, no trabalho padrão estilizado, mas a maioria do tecido é tão branca como a neve.