O Cortejo dos Noivos passo a passo

O Cortejo dos Noivos passo a passo

O casamento é um ritual romântico, cheio de tradições e costumes. O cortejo dos noivos costuma ser impactante por ser o ritual que abre a cerimônia. Geralmente acontece de forma sequencial e programada onde, padrinhos, noivo, pais, damas de honra, pajens, floristas e a noiva dão início à cerimônia.  

O início do cortejo é anunciado com a entrada de um músico tocando saxofone (ou outro instrumento) ou apenas com uma música onde os primeiros acordes avisam os convidados que ritual se inicia. 

Há tempos era usual o noivo esperar pela noiva no altar juntamente com seus pais, a mãe da noiva e os padrinhos. Hoje, o mais usual é o cortejo iniciado pelos padrinhos. Abaixo mostraremos a sequência da passagem do cortejo (exemplificando com três casais de padrinhos). 

Como citado acima, se houver um músico anunciando o cortejo ele entrará primeiro e sozinho. No caso de um coral, os primeiros acordes dão inicio a entrada do cortejo na seguinte ordem: 

1)    1º casal de padrinhos da noiva
2)    1º casal de padrinhos do noivo
3)    2º casal de padrinhos da noiva
4)    2º casal de padrinhos do noivo
5)    Pai do noivo e mãe da noiva
6)    Noivo e mãe do noivo
7)    Pajem e daminha (opcional neste momento)
8)    Noiva e pai da noiva 

É importante lembrar, que cada casal de padrinhos deve entrar com calma, sem presa lembrando-se de manter uma distância de pelo menos dois metros, facilitando assim o trabalho do fotógrafo. Chegando ao altar, os padrinhos devem se colocar do fundo para o começo, ficando a esquerda da noiva e a direita do noivo. 

Em seguida o pai do noivo conduz a mãe da noiva até o altar onde ambos se colocam um passo a frente dos padrinhos. 

Agora a mãe do noivo leva o filho até o altar e se coloca ao lado direito com seu companheiro. O noivo espera a noiva no centro do altar, mantendo-se ao lado direito. 

Opcionalmente o pajem e a daminha, abrem o caminho da noiva com um caminho de pétalas. Ou entram na hora da troca de alianças, levando a mesma até o altar. Independente do momento que o “mini-casal” entrar, é indicado escolher uma música para eles, sendo o momento deles. Afinal, crianças costumam ser uma caixinha de surpresa. Acontece muitas vezes, de uma delas não querer entrar, chorar, fazer uma gracinha inesperada, tirando o foco da noiva, que merece toda a atenção totalmente voltada para ela. 

A música anuncia a entrada mais esperada, o pai da noiva entra a esquerda, dando o braço direito para a filha (isso porque o noivo está esperando-a do lado direito do altar). A condução deve ser devagar e com pequenas paradinhas para fotos. Chegando ao altar, o pai deve dar um beijo na filha, passando-a para as mãos do futuro marido em um movimento discreto. Neste momento a noiva passa o buquê para a mão esquerda e o pai dirige-se para o lado esquerdo ao lado da mãe da noiva.